Skip to main content

Todos nós reconhecemos o cheiro de café quando ele está presente em um ambiente, certo?

O aroma do café é um cheiro facilmente distinguível. No entanto, quais imagens vem a sua mente quando você sente o aroma do café? Isso desencadeia uma memória feliz ou negativa em você? Você fica contente ou irritado ao ver uma máquina de café?

Na maioria das vezes, o café está associado a ambientes calmos e memórias agradáveis – e esse é o motivo pelo qual simplesmente a essência do café pode realmente afetar positivamente o humor de alguém.

Contudo, você já parou para se perguntar por que isso acontece? A seguir, nós da Essencial vamos responder essa e outras perguntas a respeito do assunto. Então, não deixe de acompanhar o artigo até o fim para entender todos esses detalhes.

O efeito do café no cérebro humano.

efeito do café no cérebro humano

Em grande parte, as pessoas adquirem uma máquina de café e bebem café por seu teor de cafeína, contando com o aumento de energia para impulsioná-los durante um dia de trabalho.

No entanto, o início do efeito do café vem puramente do seu aroma. Apesar das propriedades científicas dos efeitos aromáticos no cérebro, embora certamente importantes, os benefícios do aroma do café começam nas memórias de uma pessoa.

Você pode sentir o cheiro de café e começar a se sentir acordado, mas calmo por exemplo. Talvez uma pessoa tenha crescido com seus pais tomando café todas as manhãs, enquanto ambos assistiam o jornal matinal antes de irem para o trabalho.

Dessa forma, o cheiro de café tem o potencial de desencadear as mesmas proteínas cerebrais de bem-estar que estavam presentes no passado.

Como o aroma do café ativa a memória?

Em contrapartida, deve-se notar que, em circunstâncias diferentes, o café, entre outros cheiros, pode ter um efeito negativo na psique de alguém.

Talvez uma pessoa realmente tenha tido um relacionamento péssimo com seu pai que frequentemente consumia café, e apenas o cheiro desencadeia esses sentimentos negativos.

Sejam memórias felizes ou desagradáveis, o benefício mais procurado do café é a cafeína – e até mesmo esse estímulo começa com o cheiro. Como o paladar começa com o olfato, você começa a antecipar o sabor e salivar se preparando para consumir a bebida.

Com o café, uma pessoa pode começar a se sentir alerta antes mesmo de tomar um gole, simplesmente por antecipação. Mais uma vez, o aroma literalmente desencadeia as proteínas do bem-estar no cérebro.

Devo beber café para melhorar meu humor?

Por fim, em muitos casos, para uma alteração no seu humor não é necessário o sabor do café.

O cheiro por si só pode atuar como um estímulo para o seu cérebro. As lembranças agradáveis ​​que uma pessoa pode associar ao café podem ser o suficiente para uma mudança repentina no seu ânimo e disposição ao longo do dia.

Claro, literalmente, ligar sua máquina de café, preparar e beber um expresso terá um impacto maior no seu corpo e mente, mas vale lembrar que o gosto começa com o cheiro.

Com a expectativa de um aumento de energia, combinado com as memórias agradáveis ​​​​e calmantes associadas ao café, é fácil ver por que até mesmo o aroma pode ter um efeito profundo no humor de alguém.

Ligue em um dos nossos telefones – (51) 3519.0772 ou (51) 3519.0776, visite nosso site ou nos chame no WhatsApp da Essencial Máquina de Café e fique por dentro de todos os produtos que oferecemos, além das condições de contrato e opções para o seu escritório.

Crédito das fotos

  • Foto de Andrea Piacquadio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/barista-negra-encantada-servindo-cafe-em-uma-xicara-de-cafe-3796810/
  • Foto de cottonbro: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-com-camisa-floral-vermelha-e-azul-branca-segurando-um-livro-branco-4827506/