Skip to main content

Todo mundo em algum momento de sua vida procurou o santo graal da dieta, uma pílula mágica ou alimento que suprime o apetite e facilita a perda de peso.

Infelizmente, não é assim que as coisas funcionam, e a única maneira de perder peso consistentemente, a longo prazo, é tendo uma dieta saudável e equilibrada – tudo isso alinhado à prática regular de exercícios, claro.

Contudo, temos algumas boas notícias para os amantes de café. Há evidências crescentes de que o café pode ajudar na sua dieta, seja suprimindo o apetite ou ajudando a queimar mais calorias.

Diminuição do apetite

Uma das maneiras pelas quais o café pode ajudá-lo a perder peso é reduzindo o apetite. Muitos nutricionistas afirmam que beber café antes de comer pode reduzir a fome, levando o paciente a comer menos e consequentemente perder peso.¹

Além disso, o café é um bom complemento para qualquer dieta, desde que você não tenha nenhuma condição de saúde restritiva.

Consumir entre 1 e 4 xícaras de café por dia pode ajudar a protegê-lo de doenças neurodegenerativas e problemas cardíacos; quaisquer benefícios adicionais de perda de peso podem ser considerados como um bônus. ²

Auxílio na queima de calorias

A supressão do apetite não é a única maneira pela qual o café pode ajudá-lo a perder peso. Já existem evidências científicas que mostram uma correlação positiva entre o consumo de café e o aumento da queima de calorias.³

Mais especificamente, durante os testes realizados em laboratórios, as pessoas que beberam mais café foram mais propensas a perder peso em um determinado período de tempo e também reduziram um maior percentual de gordura corporal no processo.

Outro estudo mostrou que o consumo de cafeína aumentou o metabolismo dos participantes em até 11% e a queima de gordura em até 29%. Estes são resultados significativos e podem contribuir com a ideia de que o café pode ajudar amplamente nos seus planos de perda de peso quando combinado com uma dieta saudável e exercícios regulares.*

Café como coadjuvante em sua dieta

Uma das maneiras mais populares de incluir café em um plano de dieta é beber logo após acordar. Muitas pessoas que praticam o jejum intermitente, por exemplo, advogam pelo café preto pela manhã, alegando que ajuda a retardar o início da fome e facilita o jejum.

Nós da Essencial recomendamos escolher um café de qualidade, além de um equipamento de primeira linha, para maximizar a extração de cafeína e aumentar as chances de você ver algum benefício na prática.

Dito isso, como vimos, o café pode ajudar a suprimir o apetite e aumentar o metabolismo, mas o café sozinho não fará você perder peso. Se você possui uma dieta saudável e se exercita regularmente, o café pode lhe dar um empurrãozinho extra no seu dia a dia.  

Por fim, não existem atalhos, e você provavelmente está desapontado se esperava que o café fosse um elixir milagroso para a perda de peso. No entanto, lembre-se sempre de contar com o auxílio de um nutricionista e de uma máquina de café adequada para obter o máximo do seu café daqui para frente.

¹ https://istoe.com.br/cafe-diminui-tamanho-da-barriga-e-reduz-apetite-aponta-estudo/

² https://www.cnnbrasil.com.br/saude/beber-cafe-pode-beneficiar-seu-coracao-e-ajuda-lo-a-viver-mais-diz-pesquisa/

³ https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/cafe-meia-hora-antes-do-exercicio-aumenta-queima-de-gordura.ghtml

* https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2912010/