Skip to main content

Não consegue viver longe de uma máquina de café? Temos certeza de que você não é o único!

Embora diversos estudos tenham mostrado historicamente alguns efeitos colaterais negativos do café, pesquisas recentes indicam que a bebida também pode promover uma melhora em sua saúde – desde aumentar os níveis de atenção no cérebro até retardar a doença de Alzheimer e melhorar a sua memória à medida que envelhece.

Ficou interessado em entender tudo isso melhor? Então, continue lendo para saber alguns dos surpreendentes benefícios do café para o corpo e a mente que uma máquina de café pode trazer para seu dia a dia.

Retardo no aparecimento da doença de Alzheimer.

De acordo com um estudo australiano da Editch Cowan University (ECU), a cafeína e o café podem retardar o aparecimento da doença de Alzheimer, mesmo em idosos que já apresentam alguma forma de demência leve. [1]

O estudo mostra que a cafeína bloqueia a inflamação no cérebro, especificamente os receptores de adenosina, que podem iniciar uma reação em cadeia que começa o declínio cognitivo da mente.

O café pode ter um efeito tão positivo na inflamação no cérebro que, segundo o mesmo estudo, adultos com mais de 65 anos que tinham níveis mais altos de cafeína no sangue evitavam ou retardavam o aparecimento da doença de Alzheimer.

Melhora na função cerebral e a memória.

Senhor tomando café

Um estudo feito na Universidade da Califórnia mostrou que adultos que consumiram 200 mg de cafeína antes de fazer um teste de memória tiveram pontuações significativamente maiores no teste. [2]

Os participantes foram solicitados a olhar para as imagens e tomar a pílula de cafeína e, em seguida, voltar um dia depois para identificar as imagens que tinham visto, imagens que não tinham visto e imagens que eram semelhantes, mas não idênticas.

Os pesquisadores descobriram que a cafeína melhora a memória de longo prazo, otimizando o processo de consolidação para que a recordação se torne mais fácil de ser lembrada.

É importante notar que os participantes que receberam 300 mg de cafeína não se saíram significativamente melhor no teste e relataram efeitos colaterais negativos, como sensação de nervosismo e dores de cabeça.

Proteção contra diabetes tipo 2.

Por fim, você gosta de fazer visitas à máquina de café, mas não gosta dos efeitos colaterais da cafeína? Você ainda pode aproveitar os benefícios da bebida! Estudos mostraram que mesmo o café descafeinado pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

O estudo descobriu que aumentar a ingestão de café em uma xícara por dia levou a uma redução de 9% no risco, enquanto uma xícara por dia de café descafeinado levou a uma redução de 6%. [3]

Muitas pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 desenvolvem a doença de Alzheimer – outros estudos até sugerem que a doença de Alzheimer pode ser os estágios finais do diabetes tipo 2 ou até mesmo um tipo diferente de diabetes. [4]

Esteja você adquirindo uma nova máquina de café para sua empresa ou para uso pessoal, nós da Essencial temos certeza de que além de um conforto matinal, como vimos até aqui, a bebida tem a capacidade de trazer benefícios não só para seu corpo como também para sua mente.

Ligue em um dos nossos telefones – (51) 3519.0772 ou (51) 3519.0776, visite nosso site ou nos chame no WhatsApp da Essencial Máquina de Café e fique por dentro de todos os produtos que oferecemos, além das condições de contrato e opções para o seu escritório.

Crédito das fotos

  • Foto de Marcus Aurelius: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-negocio-empresa-ocupado-6787678/
  • Foto de Andrea Piacquadio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ultimo-homem-bebendo-uma-bebida-quente-enquanto-esta-sentado-a-mesa-com-livros-3823503/