Skip to main content

Os dias em que era necessário ter que esperar uma eternidade ao lado do fogão aguardando a água esquentar para passar um cafezinho já se foram. Hoje, existem dezenas de tipos de máquinas que podem fazer um café incrível mais rápido do que qualquer chaleira.

A única desvantagem dessa abundância de opções é que pode ser difícil escolher o melhor equipamento para você – especialmente se você não tiver certeza das diferenças entre os modelos mais populares do mercado.

Neste artigo, o time da Essencial Máquina de Café separou para você os tipos mais comuns de máquina de café que você encontrará durante sua busca e como eles podem atender as necessidades do seu negócio.

Máquina de café com filtro – A opção mais acessível.

As máquinas de café com filtro são simples de usar e relativamente baratas. O preço baixo não significa que elas não possam fazer um café excelente, no entanto, as máquinas de café com filtro não têm recursos avançados e só podem fazer café preto.

Uma máquina de filtro funciona pingando água lentamente através do café moído em uma caneca ou jarra. Elas, geralmente, estão amplamente disponíveis para compra/aluguel e são uma ótima opção para os amantes de café com um orçamento apertado.

Uma vantagem da máquina de café de filtro é que ela pode preparar café para diversas pessoas ao mesmo tempo. Muitos modelos podem fazer até 12 xícaras de café em um ciclo, tornando-as ideais para escritórios.

Máquina de café em cápsulas – A opção mais prática.

As máquinas de café em cápsula são convenientes para tomar um café rápido com uma boa variedade de sabores. Você só precisa encaixar uma cápsula na máquina, clicar em iniciar e esperar que seu café esteja pronto.

Cada cápsula contém grãos de café torrados ou moídos hermeticamente selados. Contudo, essas máquinas só podem fazer café com essas cápsulas – você não pode usar grãos frescos ou café pré-moído.

A maior desvantagem da máquina de café em cápsula é que você está limitado às cápsulas produzidas pelo fabricante da máquina. Mesmo assim, se você quiser apenas fazer um café ocasional para uma ou duas pessoas, uma máquina de cápsulas pode ser uma boa opção.

Máquina de café expresso tradicional – A opção com mais variedade.

Para fazer café expresso usando uma excelente variedade de cafés pré-moídos, as máquinas de café expresso são, provavelmente, a melhor opção.

São mais baratas que as máquinas de grãos (já que não podem moer grãos frescos de café) e também são menos volumosas devido à falta de um moedor. Ao contrário das máquinas de cápsulas, você pode usar café moído de qualquer marca.

Uma das vantagens de uma máquina de café expresso tradicional é que você pode personalizar o seu café – e isto pode ser alcançado através da alteração da quantidade de água e café.

Embora esse detalhe seja ótimo para os entusiastas do café, se você quer apenas um café rápido, uma máquina de cápsulas ou com filtro são opções menos complicadas. Outra desvantagem é que a máquina de café expresso usa apenas café pré-moído.

No entanto, se você deseja fazer uso comercial do equipamento esta é, sem dúvida, uma das melhores opções. Com uma máquina de café expresso tradicional é possível preparar uma infinidade de bebidas, desde cappuccinos até o clássico café preto.

Máquina de café em grãos – A opção com mais sabor.

As máquinas de café em grãos são para os verdadeiros entusiastas de café. Estas máquinas moem os grãos de café sempre que você precisar, para que o seu expresso esteja sempre fresco.

Muitos equipamentos também vêm com uma função de espuma de leite para a produção de cappuccino ou latte. Apesar de fazer um café mais fresco, este é o modelo desta lista mais complexo de se usar.

Muitos vêm com uma variedade de opções de personalização, como moagem rústica, temperatura da água e força do café. A maioria também permite que você use café moído se ficar sem grãos ou quiser um descafeinado.

Pronto para fazer um cafezinho?

Embora o mercado de máquinas de café possa parecer inicialmente confuso, entender os diferentes tipos de máquinas disponíveis ajuda bastante a simplificar o processo de compra/aluguel para o seu negócio.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido os prós e contras dos diferentes tipos de máquinas de café. Lembre-se também de que existem máquinas boas e ruins em todas as categorias.

Só porque acreditamos que as máquinas de grãos produzem o melhor café, por exemplo, não significa que recomendamos todos os modelos da categoria. É por isso que é vital contar com a assistência de um parceiro com experiência no mercado para tomar a melhor decisão.

Ficou interessado em fazer um orçamento ou tirar uma dúvida? Então, não deixe de entrar em contato com nossa equipe para garantir o melhor equipamento para sua demanda.