Skip to main content

Todos nós já esbarramos ou usamos algum tipo de vending machine ao longo da nossa vida, porém a realização de vendas automáticas percorreu um longo caminho desde sua forma inicial; hoje essas máquinas vendem de tudo, de brinquedos à lanches.

Como as vending machines não vendem apenas café, é uma boa ideia entender melhor a história dessa maravilha da engenharia antes que você assine o contrato de aluguel da sua vending machine de café, certo?

Pensando nisso, nós da Essencial Máquinas de Café preparamos este material para ajudá-lo a entender melhor todos os detalhes e curiosidades sobre esses dispositivos fascinante!

O que é uma vending machine de café?

Uma vending machine de café,ou seja, uma máquina de venda automática de café é um dispositivo operado por moedas (ou fichas) que vendem um ou mais tipos diferentes de bebidas, incluindo, principalmente, o nosso tão amado café.

As máquinas são geralmente grandes e retangulares – como a maioria das máquinas de vendas automáticas disponíveis no mercado.

O funcionamento varia de acordo com o modelo, porém, no geral, após inserir a quantia apropriada de moedas ou fichas (algumas máquinas hoje aceitam cartões de crédito, entretanto, a maioria aceita apenas dinheiro) no slot designado um copo é dispensado pela máquina para que você se sirva com a bebida escolhida por você.

Um pouco da história das máquinas de vendas automáticas

O primeiro registro de uma máquina de vendas automáticas, ou algo similar a isso, foi projetada por um matemático romano-egípcio e engenheiro por volta de 215 anos a.C. Sua máquina dispensava água benta e funcionava com moedas, pratos e pedras.

Bastava inserir uma moeda em uma fenda em uma tabuleta de pedra e o peso do dinheiro em um prato preso a uma alavanca fazia com que o recipiente tombasse, permitindo que uma pequena quantidade de água fosse dispensada.

Mais a diante na história, também há o registro histórico de máquinas em tabernas no Reino Unido, em 1615, feitas de latão que dispensavam tabaco.

Esses simples dispositivos de venda automática permitiam que o cliente inserisse uma moeda para destrancar uma caixa, onde o fumante então enchia seu cachimbo – tudo sob o olhar atento do dono da taverna.

Máquinas de venda automática modernas

As máquinas de venda automática passaram de fáceis de enganar à dispositivos mais complexos na década de 1880 com a introdução das máquinas de venda automática de cartões postais e selos.

Essas máquinas logo se espalharam nas estações ferroviárias do Reino Unido como uma forma de entretenimento tanto quanto qualquer outra coisa.

No Reino Unido, com a expansão das ferrovias, a popularidade da máquina de venda automática aumentou e, na década de 1920, as estações em todo o mundo tinham alguma forma de máquina de venda automática operada por moedas.

Na Grã-Bretanha, em 1946, as primeiras máquinas de venda automática de bebidas quentes decolaram e foram lançadas pela Kwik Kafe. A máquina oferecia um copo de papel e depois o enchia com café feito de café instantâneo e água quente.

Já em 1955, existiam mais de 60.000 máquinas de venda automática de café nos EUA e 35.000 em todo o Reino Unido – com números aumentando em todo o mundo a cada ano a partir de então.

No Brasil, em operação, já são mais de 80 mil máquinas concentradas principalmente na região Sudeste do pais.

Aluguel de máquina de venda automática de café

Ter uma máquina de venda automática de café alugada em sua própria empresa é um benefício para você e seus funcionários. Você pode oferecer o que seus funcionários precisam a qualquer momento de forma prática.

Entretanto, há algumas coisas a considerar ao escolher a vending machine de café mais adequada para você. A localização e o uso associado, em particular, desempenham um papel importantíssimo na hora da escolha.

A capacidade também é um ponto a se ter em mente aqui. Se uma máquina de venda automática de café tiver pouca capacidade, deve ser reabastecida com muita frequência; dessa forma, dispositivos com maior capacidade economizam trabalho.

O espaço disponível também desempenha um papel importante na escolha seu equipamento. Enquanto as máquinas de venda automática de bebidas quentes são relativamente estreitas, alguns modelos mais robustos podem ter mais de um metro de largura.

Para que você não encontre problemas inesperados, nós da Essencial Máquina de Café teremos prazer em aconselhá-lo detalhadamente sobre os diferentes modelos disponíveis e qual é a melhor opção para sua demanda.

Por isso, se estiver interessado alugar uma vending machine de café em Porto Alegre ou Região, entre em contato conosco! Converse com um dos nossos consultores pelo WhatsApp e tire todas suas dúvidas.