Skip to main content

Não há nada como se afastar do computador e fazer uma pausa para socializar com colegas de trabalho ao lado de uma máquina de café. É extremamente relaxante dar uma pausa em qualquer projeto que você esteja trabalhando e deixar sua mente vagar por alguns minutos.

Mas e do ponto de vista de um empregador, as pausas para o café não prejudicam prazos de entrega e significam que os funcionários estão apenas sendo improdutivos?

Como você verá, isso não é nem um pouco verdade! Na prática, pode significar exatamente o contrário. Permitir que os funcionários façam pausas para o café, ou até mesmo promovê-las em sua cultura, pode fazer muito bem para seus negócios.

Então, quais são as vantagens das pausas para o café? É isso que nós da Essencial Máquinas de Café traremos para você a seguir.

Colaboração em grupo

As pausas para o café promovem a colaboração em grupo, mesmo em projetos individuais. Se vários colegas de trabalho decidirem clarear a mente por alguns momentos na sala de descanso para tomar café, inevitavelmente acabarão discutindo sobre o trabalho.

Isso pode promover a colaboração do grupo, dando a eles novas ideias sobre soluções exclusivas para seus desafios do dia a dia.

Promove uma cultura positiva

A produtividade aumenta quando as pessoas gostam do trabalho que estão fazendo e estão cercadas por um ambiente positivo.

Não há melhor maneira de criar um ambiente positivo do que quando as pessoas são capazes de socializar e se comunicar umas com as outras sem julgamentos.

Ao se conhecerem e fazerem uma pausa para aliviar o estresse do dia a dia, mesmo que por alguns minutos, o humor dos funcionários pode melhorar imensamente – assim como sua capacidade de produzir um bom trabalho.

Além disso, o simples ato de ir a máquina de café e pegar um copo os manterá acordados e alertas por muito mais tempo do que se passarem várias horas seguidas sentados na frente do computador sem pausas.

Permite uma nova perspectiva

Se uma pessoa está presa em um projeto e não consegue pensar na inspiração de que precisa, ou encontrar a solução que procura, às vezes realizar uma pausa é a melhor coisa a se fazer.

Ao se afastar do projeto e fazer uma visita a máquina de café, é possível ganhar uma nova perspectiva para enfrentar o desafio proposto novamente. Ao voltar com uma nova visão das coisas, é possível enxergar o que antes não era tão óbvio.

Dessa forma, o simples ato de quebrar a concentração por alguns instantes fará com que o funcionário consiga ver claramente as soluções ou inspiração que estava lutando para encontrar antes.

Desestressar e relaxar

Escritórios são frequentemente associados a grandes cargas de trabalho, prazos e tarefas mirabolantes. Muitas empresas criam ambientes estressantes e desnecessariamente estimulantes para os funcionários.

Uma simples pausa para o café permite que os funcionários se afastem de suas mesas e se distanciem de seu trabalho, aliviando a pressão psicológica e proporcionando um tempo de relaxamento muito necessário.

Pausas curtas durante o trabalho têm sido frequentemente associadas a um aumento na produtividade, pois os funcionários conseguem reorganizar sua carga de trabalho, definindo o que é urgente e o que não é; o que torna tudo mais gerenciável.

Os benefícios superam os malefícios

Para fechar, com os benefícios acima que acompanham os intervalos para café no local de trabalho, fica claro que eles não são apenas bons para as pessoas que trabalham lá, como também são benéficos para o bem-estar da empresa!

Trabalhadores felizes entregam um trabalho bem pensado e de alta qualidade – ninguém fica feliz quando não tem um segundo para se afastar da mesa e descansar um pouco.

Um bom funcionário saberá quando é produtivo trabalhar e quando é necessário fazer uma pausa. Portanto, confie no discernimento dos seus funcionários para saber é a hora de relaxar e quando é a hora de botar a mão na massa. Tudo o que você deve fazer é fornecer o combustível.

Se você ficou interessado em criar esse ambiente para seu time e está em busca de máquinas de café em Porto Alegre e Região considere a Essencial Máquina de Café como parceira para seu negócio!

Converse com um dos nossos consultores, e saiba qual a melhor opção de máquina de café, insumos para máquina de café e venha também fazer parte da nossa história de sucesso. Para isso, basta entrar em contato com um membro da equipe pelo WhatsApp.

Crédito da foto:
Imagem de bigel94 por Pixabay