Skip to main content

Não há nada melhor do que um delicioso café pela manhã. No entanto, se armazenado incorretamente, o prazer matinal pode se tornar uma experiência que pode arruinar seu dia.

Existem muitos fatores que podem alterar o sabor do café antes de chegar até o consumidor final. Esteja você usando uma máquina de café expresso, uma prensa francesa ou preparando com um coador de papel, o que dá um sabor intenso ao café são os óleos contidos nos grãos.

Esses óleos secam ao longo da vida útil do café, entretanto, há uma série de fatores que podem acelerar esse processo. Temperatura, umidade e até mesmo os materiais com os quais o café entra em contato podem gerar efeitos dramáticos no sabor da bebida.

Com isso em mente, nós da Essencial Máquinas de Café preparamos este mini guia com algumas diretrizes aprovadas por especialistas para armazenar seu café com maestria e evitar problemas.

Mantenha seu café em um ambiente fresco

A temperatura tem um efeito drástico no armazenamento do café. Independentemente de você estar usando grãos moídos ou inteiros, qualquer coisa acima da temperatura ambiente secará o café – e isso leva a menos óleos e consequentemente menos sabor.

Certifique-se sempre de que seu café é mantido em um ambiente fresco. Essa tarefa pode ser tão simples quanto colocar seu estoque em um armário longe do fogão, da sua máquina de café ou de qualquer área que exale calor.

A luz solar direta também pode causar problemas semelhantes ao café armazenado. Usar um recipiente opaco pode aumentar drasticamente a vida útil de seus grãos.

A umidade pode destruir o café

Quando o café é torrado, grande parte da umidade natural é removida do grão. O café começa o processo macio e verde e termina com o marrom seco que associamos à bebida. Isso significa que, dessa maneira, ele absorverá o que está no ar ao seu redor.

Se o seu café for armazenado em um ambiente úmido, o café ficará úmido e começará a mofar. Se o ambiente for árido, o café perderá a umidade muito rapidamente e ficará quebradiço.

Manter seu estoque fora de áreas subterrâneas úmidas e salas secas e ensolaradas pode beneficiar a longevidade do seu café. Como uma linha de defesa adicional, tente mantê-lo em um recipiente inteiramente selado e só abra quando for utilizá-lo em sua máquina de café.

Você deve armazenar café na geladeira?

Há muitas divergências sobre se manter seu café na geladeira pode fazer com que ele dure mais. Porém, há poucas evidências que apõem a afirmação de que armazenar café em um ambiente frio aumenta sua vida útil.

No entanto, o café é o que chamamos de desodorizante; isso significa que ele assume sabores de um ambiente. Com a utilização de geladeiras comunitárias, é difícil controlar com o que o café entraria em contato enquanto alojado lá.

Ao armazenar seu café ao lado de alimentos, você pode involuntariamente desfazer todo o trabalho árduo de quem torrou os grãos para obter um sabor específico.

Grãos vs. Café moído

Dependendo da sua escolha, demanda ou tipo de máquina de café seu café será armazenado como grãos ou em pó. Como grãos, o café pode ser armazenado de forma eficaz por mais tempo – os grãos retêm o óleo do café que é tão importante para dar sabor.

Já o café moído é mais rapidamente afetado pelo ambiente e seca muito mais rápido, dando uma vida útil mais curta ao produto. Ao moer seu café conforme a demanda, você pode manter a maior parte do seu café armazenado como grãos.

Investir em um moedor de café pode ter um efeito radical em como você armazena o produto.

Não guarde seu café por muito tempo

Essa dica parece simples, e até é, mas você ficaria surpreso com quantas empresas não se atentam ao período recomendado de consumo para o café. Um café velho não afetará drasticamente sua saúde, no entanto, não será agradável de beber.

Ao encomendar pequenos lotes e acompanhar as datas de validade, você pode garantir que seu café será o delicioso impulso que você precisa.

Encontre um fornecedor de qualidade

Ao contrário de muitos outros suprimentos, a vida útil relativamente curta do café pode ser ainda mais encurtada devido ao ambiente em que é armazenado – e o sabor dependerá de momentos que vão da compra até a escolha da máquina de café.

Além disso, certifique-se de saber a procedência do café que está comprando. Um fornecedor de baixa qualidade pode inutilizar todos os seus esforços para realizar o armazenamento adequado.

Se você estiver na região de Porto Alegre, não deixe de entrar em contato conosco!

Trabalhamos com os melhores grãos e marcas do mercado. Com essas dicas simples que compartilhamos aqui e com nossos serviços, você tirará o máximo proveito do seu café, em termos de custo e sabor.

Ligue em um dos nossos telefones – (51) 3519.0772 ou (51) 3519.0776, visite nosso site ou nos chame no WhatsApp da Essencial Máquina de Café e fique por dentro de todos os produtos que oferecemos, além das condições de contrato e opções para o seu escritório.