Skip to main content

Para muitos, o café se tornou parte de sua rotina matinal no trabalho. Sem dúvidas, é o combustível universal necessário para ter um dia produtivo. Isso torna a decisão – comprar ou alugar uma máquina de café – algo que realmente deve ser debatido por parte dos empregadores.  

Após identificar a máquina de café ideal, há vários fatores a serem considerados ao determinar se comprar ou alugar máquina de café é o caminho certo para um negócio; ambas modalidades oferecem benefícios e possuem suas contraindicações.

Para ajudá-lo nessa decisão, a Essencial Máquinas de Café preparou este material. A seguir separamos os principais pontos que você deve ter em mente no momento de fazer sua escolha e quais são vantagens e desvantagens das duas opções.  

Optando pelo Aluguel de máquina de café

O aluguel, geralmente, é mais popular entre os negócios de pequeno e médio porte. Em um contrato de aluguel você paga uma mensalidade pelo uso da máquina de café por um período de tempo determinado em contrato.

Uma das principais vantagens de optar pelo aluguel é a flexibilidade; você pode alugar um modelo por um curto período e avaliar se ele funciona bem para a necessidade da sua equipe. Além disso, a manutenção também é frequentemente incluída no contrato de aluguel.

Entretanto, a principal desvantagem do aluguel máquina de café é que, ao final do período de contrato, você não adquiri o equipamento. Essa solução não é a mais lucrativa a longo prazo, pois o aluguel contínuo por um período extenso pode se tornar uma opção mais cara do que realmente efetivar a compra de sua máquina de café.

Comprando sua máquina de café

Ao comprar uma máquina de café você desembolsa um valor à vista (ou parcelado) e, em seguida, o equipamento passa a ser exclusivamente seu.

Os benefícios de comprar uma máquina de café de forma definitiva incluem, entre algumas vantagens, ter o controle total do modelo que pretende adquirir – já que a compra não se limita em escolher apenas as opções disponibilizadas pelo fornecedor como no contrato de aluguel.  

Também há menos papelada envolvida, pois não há obrigações contratuais. Muitas máquinas também vêm com uma extensa garantia, podendo ser substituídas pelo fabricante caso venham a apresentar defeitos.

Uma desvantagem é que a manutenção não está inclusa na compra, caso a sua nova máquina tenha alguma avaria após o período de garantia, você precisará pagar o reparo e qualquer outra manutenção necessária ao longo dos anos.

Tomando uma decisão em definitivo

Agora que você já entendeu quais são as principais características das duas opções separamos a seguir algumas perguntas importantes a serem feitas antes de tomar a decisão final de comprar ou alugar máquina de café:

  • Qual é o seu orçamento? É importante, para começo de conversa, entender a sua capacidade financeira no momento de comprar ou alugar uma máquina de café.
  • Você está projetando crescimento? Nesse caso, o aluguel pode ser a melhor opção. O aluguel possibilita que você troque de máquina se perceber que um modelo maior ou mais novo se adequará melhor a suas necessidades.
  • Você tem um equipamento favorito? Se você é fiel a uma marca ou máquina, comprar pode ser a decisão certa pois você já sabe que não vai se arrepender de sua escolha.

Em última análise, o quanto você tem disponível para investir pode ser o maior fator decisivo. Para empresas pequenas que preveem um fluxo de consumo menor, o aluguel pode ser uma escolha assertiva para evitar altos custos iniciais.

Por outro lado, estabelecimentos maiores podem se beneficiar da aquisição de um equipamento, pois têm uma chance maior de justificar esse investimento inicial devido ao volume de consumo.

Para fechar

Por fim, esperamos que este guia tenha ajudado você a tomar sua decisão. Vale ressaltar que aqui na Essencial você também pode alugar ou comprar uma máquina de café para o seu negócio em Porto Alegre e toda a Região Metropolitana.

Ao optar pela locação de máquina de café oferecemos a máquina de café com um preço fixo mensal e sem custos de manutenção! Além disso, trabalhamos com a venda de máquinas novas ou semi novas, sempre com garantia de 1 ano e treinamento grátis.

Ficou interessado? Ficaremos felizes em falar com você sobre as nossas opções, basta entrar em contato com um membro da equipe. Nós adoramos falar sobre café!

Ligue em um dos nossos telefones – (51) 3519.0772 ou (51) 3519.0776, visite nosso site ou nos chame no WhatsApp da Essencial Máquina de Café e fique por dentro de todos os produtos que oferecemos, além das condições de contrato e opções para o seu escritório.

Crédito da foto
Foto por AltumCode em Unsplash