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Possuir uma cafeteria não é tarefa fácil. Você pode estar na melhor localização, com os melhores baristas, servindo o melhor café e sua loja ainda assim pode estar enfrentando dificuldades para atrair novos clientes.

Fazer o seu espaço se destacar da concorrência é essencial para criar um negócio de sucesso. Então, o que você pode fazer para não apenas sobreviver, mas sim inovar e crescer seu negócio?

Se você está procurando ideias de como melhorar seu serviço, pode contar conosco. A seguir, o time da Essencial Máquinas de Café separou 7 ideias que poderão fazer toda a diferença e mudar a cara da sua cafeteria daqui para frente.

#1. Bebidas sazonais

Se você está servindo os mesmos cafés, bebidas quentes e chás durante todo o ano, pouco impede que um cliente pare na porta da concorrência na próxima vez que for comprar um café.

Então, para manter as pessoas curiosas e sua loja relevante para o público, explore os sabores da estação em que você se encontra. Abrace as notas florais na primavera, os sabores natalinos durante o fim do ano ou adicione o fresco do verão ao seu cardápio.

Para uma estratégia de marketing mais robusta, considere também vender “brindes personalizados” na forma de canecas, copos e adesivos, por exemplo.

Fazer isso não apenas ajuda a aumentar as receitas, mas também atua como uma forma de “marketing passivo”; pessoas usando seus produtos colocarão o nome da sua cafeteria no radar de novos clientes.

#2. Abrace as redes sociais

Não há quem não esteja em pelo menos uma rede social hoje em dia. Então, é quase desnecessário dizer que é preciso que você utilize essas plataformas a seu favor.

Tente manter uma presença ativa, animada e engajada em suas contas sociais, certificando-se de permanecer “na marca” e responder a perguntas e comentários de maneira pontual e envolvente.

O Instagram é considerado por muitos especialistas do setor como a rede social para quem gosta de café e gastronomia. Se você estiver com pouco tempo e quiser gerenciar apenas uma conta de rede social, nossa sugestão é que você opte pelo Instagram.

#3. Coloque as pessoas em primeiro lugar

A maioria das cafeterias – e a maioria dos empreendimentos comerciais – não falham por causa dos produtos que estão servindo. Eles falham, na verdade, porque colocam suas necessidades acima das de seus clientes.

Fazer com que seus funcionários acreditem na cultura da sua empresa é o primeiro passo para criar uma ótima atmosfera em seu café. Quando funcionários satisfeitos acreditam no negócio do qual fazem parte, isso leva a uma hospitalidade genuína.

Os baristas não apenas colocam amor e cuidado em tudo o que fazem, mas sua positividade e atitude pagarão dividendos ao fazer sua cafeteria se destacar das outras.

#4. Feedback ou sugestões são bem-vindas

Os clientes geralmente percebem algumas coisas que você ou sua equipe não percebem ou, às vezes, eles têm ideias que podem ajudar sua empresa a melhorar. Esteja aberto às suas sugestões e deixe-os sentir que você aprecia seus comentários.

Você pode criar uma pequena pesquisa para seus seguidores ou colocar uma caixa de sugestões no caixa. Você também pode imprimir facilmente pesquisas físicas para seus clientes preencherem enquanto tomam seu café.

Lembre-se sempre de fazer seus questionamentos de forma concisa e relevante. Aqui estão algumas sugestões de perguntas que você pode fazer aos seus clientes:

  • O que você mais gosta na nossa cafeteria?
  • Como você avalia nossa comida?
  • Como você avaliaria nosso atendimento ao cliente?
  • Que sugestões você tem para melhorar nossos produtos?

#5. Hospedar eventos criativos

Por que não aproveitar ao máximo o espaço e hospedar regularmente eventos como exposições fotográficas, sessões de autógrafos de livros, concursos de poesia, música ao vivo e muito mais?

Fazer isso não apenas ajudará a atrair novos clientes, mas também marcará sua cafeteria como um destino para eventos sociais. Além disso, pense em pesquisar sua base de clientes para ver se há algo em especial que eles gostariam de ver – e tente fazer isso acontecer.

#6. Tenha Wi-Fi gratuito (e rápido)

Hoje em dia, todo mundo está na internet, em algum grau ou em outro. E se você é uma cafeteria se torna conhecida por ter Wi-Fi grátis e extremamente rápido, confie em nós: os clientes virão em massa.

Mas, para evitar que as pessoas aproveitem apenas o Wi-Fi gratuito, pense em torná-lo “bloqueado por senha”. Quando alguém conclui o pedido, você pode informar a senha da rede Wi-Fi ou, para economizar tempo, imprimi-la nos recibos do cliente.

#7. Invista em equipamentos e suprimentos

É preciso mais do que bons baristas, posts em redes sócias e Wi-Fi de qualidade para tornar-se uma cafeteria excelente. Os equipamentos que você usa também desempenham um papel fundamental na qualidade e eficiência da sua cafeteria.

Esteja você equipando completamente uma nova loja ou aposentando alguns equipamentos usados há muito tempo, é preciso encontrar um fornecedor que tenha a experiência e as ferramentas para ajudá-lo a tomar as decisões certas.

Como vimos, há muito a considerar no momento de inovar em busca de mais destaque para sua cafeteria. Porém, se você está em busca de um novo fornecedor nós da Essencial Máquinas de Café podemos ajudá-lo! Entre em contato para obter um orçamentos e mais dicas como essas que compartilhamos neste artigo para alavancar seu negócio.

Ligue em um dos nossos telefones – (51) 3519.0772 ou (51) 3519.0776, visite nosso site ou nos chame no WhatsApp da Essencial Máquina de Café e fique por dentro de todos os produtos que oferecemos, além das condições de contrato e opções para o seu escritório.