Skip to main content

Se você tem um negócio, sabe que precisa estar sempre buscando maneiras de agradar o seu cliente.

E sabendo que o café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, certamente as chances de agradar mais clientes com o bom e velho cafezinho é bastante alta.

Mas quais são os tipos de café e como utilizá-los em seu negócio?

É justamente esta pergunta que nós, aqui da Essencial Máquinas de Café, iremos responder. E, no final, ainda mostraremos a importância de se ter uma máquina de café em seu estabelecimento.

Principais tipos de café

O mundo do café é extremamente vasto. Por isso, quem está acostumado com café e possui um paladar aguçado, pode sentir a mudança de um café mais simples para um café mais qualificado, e isso pode fazer a diferença na hora do fechamento de uma venda.

Mas antes de falar dos tipos de café em si, é extremamente importante ressaltar a diferença na qualidade dos grãos de café.

No processo de separação de grãos, existem aqueles grãos considerados “sem defeitos” e outros grãos considerados “defeituosos”.

Ainda que para cada tipo de grão exista uma classificação diferente, algumas marcas menos qualificadas costumam adicionar um nível mais alto de grãos sem defeitos na composição de seus cafés, reduzindo assim a qualidade final.

Além disso, outros compostos também podem ser adicionados no momento de preparação, o que reduz ainda mais a qualidade oferecida por determinadas marcas.

Com essa informação em mãos, fique sempre atento na hora de realizar a compra do café, porque às vezes o barato pode trazer resultados ruins, mesmo que se esteja utilizando uma boa máquina de café.

Café Tradicional

Este tipo de café é o mais tradicional de todos, como o próprio nome diz. Sua característica é possuir uma quantidade de cerca de 20% de grãos “com defeitos” em sua composição. Além disso, este tipo de café ainda pode ser dividido em “forte” e “extraforte”.

Café Superior

Mais qualificado que o café tradicional, o café superior possui cerca de 10% de grãos defeituosos em sua composição e pode ser uma qualificada alternativa aos cafés tradicionais.

Café Gourmet

Considerado um dos melhores tipos de cafés presentes no mercado, o café gourmet não possui grãos defeituosos em sua composição, sendo 100% composto por grãos “não defeituosos”.

Além de ser 100% grão “não defeituoso”, ainda é necessário que este grão pertença a família de grãos conhecida como Café Arábica.

Café Especial

Por fim, o café especial é similar ao café gourmet, no que diz respeito a ser composto 100% por grãos não defeituosos.

Porém, uma diferença importante neste tipo de café é que ele precisa, no seu processo de produção, respeitar uma série de critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Impacto de se ter uma boa máquina de café

De nada adianta ter um café do tipo gourmet, de uma excelente marca, se a máquina utilizada para preparar este café não conseguir extrair o melhor do café.

Investir em uma boa máquina de café é fundamental para gerar um bom resultado.

A Essencial Máquinas de Café possui uma variedade de máquinas de café de alta qualidade e, certamente, conseguirá te atender da melhor forma.

Solicite um orçamento nos telefones (51) 3519 0772 ou (51) 3519 0776, ou pelo WhatsApp.